A Biomecânica é uma disciplina que estuda e faz análises físicas de movimentos do corpo humano. É tarefa da Biomecânica das atividades esportivas a caracterização e melhoria das técnicas de movimento através de conhecimentos científicos. Atualmente, esta ciência tem muita importância e trás muitas contribuições para o esporte, dentre estas contribuições podemos citar a análise e melhoria da técnica desportiva, prevenção de lesões, desenvolvimento de equipamentos esportivos, etc. Em relação à investigação, os parâmetros biomecânicos para análise do movimento são a cinemática, dinamometria, eletromiografia e antropometria. Mesmo a Biomecânica sendo importante, esta ainda é vista como uma ciência muito teórica, complexa e pouco prática. Entretanto, é importante a Biomecânica vencer desafios para que esta seja vista como uma ciência mais útil.
A Biomecânica estuda diferentes áreas relacionadas ao movimento do ser humano e animais, incluindo: funcionamento de músculos, tendões, ligamentos, cartilagens e ossos, cargas e sobrecargas de estruturas específicas, e fatores que influenciam a performance. É uma disciplina, entre as ciências derivadas das ciências naturais, que se ocupa com análises físicas de sistemas biológicos, conseqüentemente, análises físicas de movimentos do corpo humano. Estes movimentos são estudados através de leis e padrões mecânicos em função das características específicas do sistema biológico humano, incluindo conhecimentos anatômicos e fisiológicos. No sentido mais amplo de sua aplicação, ainda é tarefa da biomecânica das atividades esportivas a caracterização e otimização das técnicas de movimento através de conhecimentos científicos que delimitam a área de atuação da ciência, que tem no movimento esportivo seu objeto de estudo.
A Biomecânica se consolidou [principalmente] ancorada pelas demandas do esporte de rendimento, seja sob o ponto de vista da fundamentação científica para o desempenho esportivo, seja sob a forma da produção de materiais esportivos. O atual desenvolvimento da Biomecânica é expresso pelos novos procedimentos e técnicas de investigação, nos quais podemos reconhecer a tendência crescente de se combinar várias disciplinas científicas na análise do movimento. Nos últimos anos, o progresso das técnicas de medição, armazenamento e processamento de dados contribuiu enormemente para a análise do movimento humano. É claro que nenhuma disciplina científica se desenvolve por si mesma. Para a sua formação, a Biomecânica recorre a um complexo de disciplinas científicas, fato este que consolida a dependência multidisciplinar na formação de um domínio de conhecimento com estreitas relações interdisciplinares.
A Biomecânica do esporte integra outras áreas da ciência que, possuem igualmente no movimento esportivo, a definição do seu objeto de estudo. No Brasil, os resultados das pesquisas em Biomecânica têm influenciado diretamente na Medicina, Ergonomia, fabricação de equipamentos esportivos e muitos outros aspectos da vida humana. Atualmente existem centenas de estudiosos interessados em Biomecânica. Os resultados das suas pesquisas contribuem grandemente para aumentar a compreensão sobre os limites do corpo humano. As suas aplicações ao nível da Medicina, Ergonomia, Desporto e equipamentos, são inúmeras. Através da Biomecânica e de suas áreas de conhecimento correlatas podemos, portanto, analisar as causas e fenômenos vinculados ao movimento. Para que possamos entender melhor a complexidade do movimento humano e explicarmos suas causas, é necessário que outros aspectos da análise multidisciplinar sejam também considerados. Estes exemplos ilustram a diversidade da pesquisa Biomecânica e as diferentes contribuições que os biomecânicos podem dar ao conhecimento do movimento e da performance humana. Ela também pode auxiliar na produção de conhecimento para aquisição de competências tecno-motoras, que levam em consideração as características dos participantes, do contexto e sua organização, possibilitando uma efetiva aprendizagem.
O objetivo principal da Biomecânica no desporto é analisar o gesto técnico desportivo e seus detalhes mais específicos, descobrir possíveis falhas existentes na execução deste gesto e possibilitar a melhoria do desempenho atlético através da correção e/ou adaptação da técnica desportiva para uma técnica mais eficaz.
Um professor [ou técnico] bem sucedido deve tão somente conhecer a proposta do movimento que está sendo analisado, mas também conhecer os fatores que contribuem para uma excussão habilidosa do movimento. Uma técnica defeituosa impedirá que o atleta coloque suas potencialidades físicas (força, flexibilidade, resistência, etc.) crescentes a serviço de uma performance específica superior. Visto que o conhecimento de uma técnica específica necessariamente precede qualquer tentativa de ensinar ou treinar outros a mais altos níveis de conhecimento, desta forma, admite-se que o conhecimento de Biomecânica deva ser de capital importância. Precisa-se entender que os métodos tradicionais de ensino e treinamento mostram o que e como ensinar, enquanto a Biomecânica permite entender porque determinadas técnicas são mais apropriadas do que outras.
Qualquer pessoa interessada nos conhecimentos acerca do mundo da atividade física humana encontrará na Biomecânica um meio para compreender melhor esta área, já que usufrui não só de conhecimentos, mas também de diferentes técnicas de medida, registro e avaliação do movimento humano.
No trabalho com o movimento humano, os biomecânicos examinam a cinemática [cinemetria] (estudo da descrição do movimento incluindo considerações de espaço e tempo) do movimento, a técnica ou a forma desempenhada pelo praticante. Uma abordagem biomecânica também envolve questões concernentes à cinética [dinamometria] (estudo das forças causadoras ou resultantes do movimento), como a produção de certa quantidade de força pelos músculos que seja apropriada ao propósito intencional do movimento.
Tendo em vista a utilização da Biomecânica para o estudo e melhoria da técnica desportiva, vale ressaltar que esta também traz muitas outras contribuições ao esporte. Dentre essas contribuições, podemos citar: prevenção de lesões, desenvolvimento de equipamentos esportivos, controle de cargas sobre o atleta e desenvolvimento de métodos de medida e avaliação. A Biomecânica ainda pode contribuir para o “aperfeiçoamento do processo de treinamento, aperfeiçoamento e adaptações ambientais, aperfeiçoamento do mecanismo de controle de cargas internas do aparelho locomotor, aperfeiçoamento de sistemas para simulação de movimentos, aperfeiçoamento tecnológico instrumental para aquisição e processamento de sinais biológicos e ao aperfeiçoamento de sistemas (hardware e software) para análises de movimentos e consequentes aplicações práticas”.
Parâmetros biomecânicos e sua influência no rendimento esportivo
Quando nos referimos ao movimento esportivo, como objeto de estudo nesta relação das dependências múltiplas de fenômenos para a sua interpretação, devemos salientar que isto ocorre em função da natureza complexa dos multielementos que interferem na sua composição e, consequentemente, influenciam no comportamento e rendimento deste mesmo movimento. Procura-se definir através de métodos e princípios biomecânicos os parâmetros que caracterizam a estrutura técnica fundamental do movimento humano. Para a investigação deste movimento em Biomecânica, torna-se necessário, pela complexidade estrutural do mesmo, a aplicação simultânea de métodos de mensuração nas diversas áreas do conhecimento da ciência. Na complexa análise do movimento humano, estes métodos, dependendo do tema estudado, podem ser utilizados isoladamente ou em conjunto, mediante sistemas que possibilitam aquisição de dados de forma sincronizada.
Todo estudo biomecânico depende da determinação de grandezas mecânicas (qualitativas ou quantitativas). Dessa forma, as técnicas de medição de grandezas físicas aplicadas ao corpo humano, são essenciais para o estudo tanto na Biomecânica externa quanto na Biomecânica interna. Medir uma grandeza física significa estabelecer uma relação entre esta e uma grandeza-unidade de mesma natureza. Os métodos utilizados pela Biomecânica para abordar as diversas formas de movimento são cinemetria, dinamometria, antropometria e eletromiografia. “Utilizando-se destes métodos, afinal, o movimento pode ser descrito e modelado matematicamente, permitindo a maior compreensão dos mecanismos internos reguladores e executores do movimento do corpo humano”.
Fonte: http://www.efdeportes.com/efd145/biomecanica-aplicada-ao-esporte.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário