domingo, 6 de julho de 2014

Sobre o GNAP

Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada - GNAP


O GNAP foi instituído em setembro de 2009, quando o professor Felipe Carpes iniciou a organização do laboratório de neuromecânica da Unipampa recebendo o auxílio recém doutor da FAPERGS. Desde então, nosso grupo está interessado em investigar a neuromecânica do movimento humano no contexto da locomoção, de modo a prover evidências que sustentem métodos de treinamento e reabilitação visando a manutenção ou aumento da mobilidade em pessoas com diferentes características e condições físicas e cognitivas. Os projetos que estamos desenvolvendo estão relacionados com a integração sensório-motora em ações da extremidade inferior para a regulação destes durante a postura em pé e na locomoção, tanto em sujeitos saudáveis, como com algum comprometimento. As hipóteses dos nossos projetos buscam auxiliar a atuação de profissionais da área da saúde. Atualmente o GNAP e o laboratório de neuromecânica desenvolvem investigações com aporte financeiro da Universidade Federal do Pampa, por meio dos programas de bolsas e de aquisição de equipamentos, CNPq, FAPERGS e CAPES.

A nossa equipe conta com membros da UNIPAMPA, além de colaborações nacionais e internacionais. Frequentemente o grupo envia estudantes ao exterior, na maioria das vezes com o apoio de grants conseguidos junto à International Society of Biomechanics. Hoje o grupo mantém vínculo acadêmico com pelo menos três Universidades do exterior, além de intituições do Brasil. O objetivo destas parcerias não é só desenvolver projetos de pesquisa ou publicar artigos em conjunto, mas também promover atividades de intercâmbio entre universidades, fortalecendo o aprendizado dos alunos e possibilitando a realização de projetos multi-cêntricos.

METAS
A meta do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) é desenvolver ciência com qualidade e com relevante aplicação prática no dia a dia das pessoas. Com isso também buscamos complementar a formação dos acadêmicos, credenciando-os como alunos potenciais para estudos de pós-graduação e futuros profissionais que terão condições de trabalhar para melhorar as condições de vida nas comunidades onde estiverem inseridos. Uma das nossas metas para os próximos três anos é o recebimento de estudantes e cientistas de outros países para períodos de visita no Brasil, participando das atividades do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário